Brasil registra mais de 121 mil casos prováveis de dengue em 10 dias
07/02/2024 11:45 em Saúde

Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil tem, atualmente, 364.855 casos prováveis de dengue

 

Por Agora RN

 

O Brasil teve aumento de 121 mil casos prováveis de dengue em 10 dias, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. A ministra da pasta, Nísia Trindade, afirmou que o país vai iniciar a vacinação contra a doença ainda neste mês para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em municípios selecionados.

Dados compilados pelo governo federal até a Semana Epidemiológica nº 4, que encerrou em 27 de janeiro, mostram que 243.720 casos prováveis de dengue foram notificados. Nas primeiras quatro semanas, houve 24 mortes confirmadas, e outras 163 estavam sob investigação.

Informes diários

A última atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses, com informes diários sobre dengue, zika e chikungunya, aponta que o Brasil registrou 364.855 casos prováveis da doença até o fim da tarde desta terça-feira (6/2). Por esse levantamento, o país perdeu 40 vidas para a doença, e outras 265 mortes estão sendo investigadas.

Distrito Federal, Minas Gerais e Acre são as unidades da Federação com a maior incidência de casos de dengue a cada 100 mil habitantes. O maior número de óbitos e casos graves se concentram nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

 

O Ministério da Saúde não fechou os dados referentes à Semana Epidemiológica nº 5, que acabou em 3 de fevereiro. É possível que haja atualização nas informações apresentadas posteriormente, caso tenha alguma revisão nas secretarias estaduais.

Os dados apresentados pela pasta de Nísia Trindade consideram o coeficiente de incidência, que dimensiona o número de ocorrências da doença dividido pela população, multiplicado por 100 mil habitantes.

Vacinação

O Ministério da Saúde vai definir nesta semana o calendário de vacinação contra a dengue. No primeiro momento, serão imunizados crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em municípios selecionados pelo governo.

A vacina do laboratório japonês Takeda foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e incorporada ao Programa Nacional de Imunizações.

Com informações do Metrópoles

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!